Psicologia · Psicologia e Saúde · Psicoterapia · Saúde Mental · Sentimentos

Depressão ou Tristeza? Psicoterapia ou Remédio? Como o psicoterapeuta pode auxiliar as pessoas que sofrem com a depressão.

tristeza-depressão-chorar-psicoterapia- lysis
Tristeza ou Depressão?

Nesse texto procurei posicionar uma pequena ideia de como a psicoterapia pode auxiliar as pessoas que sofrem com a depressão. Entretanto, o texto enfatiza um pouco do que pode ser trabalhado durante o processo de psicoterapia com esses pacientes, lembrando que cada um traz consigo suas experiências, conhecimentos, culturas e seus conceitos de forma única e pessoal.

O psicoterapeuta se relaciona com o outro sistema psíquico, e não faz apenas perguntas, mas também responde; não como juiz, perito, conselheiro e superior, mas como alguém que durante esse processo psicológico consciente vivencia junto com aquela pessoa que, através do diálogo, existe a igualdade com aquele ser humano que busca se fortalecer.

A depressão não se resume a lamentações, perdas, sentir-se triste ou vazio, mas também significa um lugar de transformações, cheio de riquezas, uma nova fase que promete colheita de potencial de vida. Todos nós temos nossos momentos depressivos. A depressão pode ser um estímulo para encontrar novos caminhos, entrar em contato com o caminho interior. Dessa forma, muitas pessoas negam a dar esse passo a frente e acabam ficando presos ao seu passado. A depressão também pode ser uma chance de vida, pois induz a reconquista do tempo e reflexão sobre o objetivo da vida.

Atualmente é possível observar que tanto os médicos quanto os pacientes confundem tristeza com depressão. Não se pode mais ficar entediado, triste, porque é imediatamente visto como depressão. É mudar um sentimento normal, que todos devemos ter, dependendo das condições, patológicas do indivíduo. As pessoas não permitem mais sentir coisas humanas, como a tristeza. Não justifica utilizar medicamentos.Já sobre a conduta médica: é a medicalização de uma situação humana, a tristeza. Quando existe a necessidade de utilizar medicamentos não há problema em encaminhar o paciente para um trabalho com o médico paralelamente a psicoterapia.

tristeza-depressão-diferenças-lysis-psicologia
Permita-se Sentir!

O desamparo é um estado humano, é o que ocorre nos dias atuais, mas é necessário encarar esse desamparo, assim como a solidão, o fracasso e o isolamento. O encontro com a felicidade não se resume apenas em coisas positivas, mas sim entender admitir o sofrimento, as limitações, os fracassos e as incompetências. Ou seja, é normal ficar triste de vez em quando.

Vale ressaltar que, na impossibilidade de se permitir nomear o que se sente, ocorre uma grande confusão. Todos os sentimentos se tornam resumidamente um só. É no processo de psicoterapia que o paciente em parceria com o profissional irá desvendar as diferenciações entre Depressão, Ansiedade e Stress. Você consegue diferenciar tais sentimentos? Pensando nesta dificuldade, o Blog Vittude preparou um teste para te auxiliar a entender como está o seu nível de Depressão, Ansiedade e Estress? Vamos conferir? 😉

Carl Gustav Jung denomina como Processo de Individuação quando a pessoa entra em contato com ele mesmo, as vezes com seu pior lado, aquele que não é aceito no meio social, ou com aquilo que odeia. Pode piorar o estado da pessoa ao deixar de lado esses conteúdos obscuros. Sendo assim, não deixarão de existir se a pessoa reprimir ou “anestesiar” esses conteúdos, mas pode voltar em forma de sonhos, fantasias e sintoma.

Para Jung a psicoterapia propõe a diminuição do sofrimento e da dor que vem após a pessoa encarar essas situações. O processo de psicoterapia vai ajudar a fazer a pessoa ganhar forças para entrar em sua depressão, para enfrentar o sofrimento, as dores e seus medos.

trsiteza-sentir-sofrimento-lysis-psicologia

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Depressão ou Tristeza? Psicoterapia ou Remédio? Como o psicoterapeuta pode auxiliar as pessoas que sofrem com a depressão.
5 (100%) 4 votes

Compartilhar

Comentários

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é estar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *