Psicologia

Desequilíbrio Emocional – Causas, Sintomas e Como Prevenir!

Atualizado em por

Desequilíbrio Emocional: Será que eu tenho?

Você é uma pessoa que por qualquer situação acaba “saindo do eixo”? Ou você é aquela pessoa que é reconhecida por ser pavio curto? Se você respondeu sim para uma ou para as duas situações descritas acima, há uma grande probabilidade de você ter Desequilíbrio Emocional!

Desequilíbrio Emocional

Desequilíbrio Emocional, o que é?

É quando o pensar, sentir e o agir estão totalmente em desarmonia! O indivíduo tem um pensamento sobre a ação, senti de uma forma muito mais intensa e apresenta um comportamento desproporcional a situação.

Quem nunca fez uma tempestade em copo d’água, não é mesmo?? Rs, mas se esses comportamentos estão acontecendo com uma proporção cada vez maior e em uma frequência continua sugiro ir em busca de uma psicoterapia, antes que seu corpo apresente sintomas físicos!

O que pode causar um desequilíbrio emocional?

A vida corrida e todas as responsabilidades, deveres, metas e as dificuldades nos relacionamentos podem promover um desgaste emocional. Quanto mais você é dominada (o) pelas pressões do mundo externo, mais essa pressão te sufoca, causando a necessidade de explosão!

Veja também:  Síndrome do Pânico [GUIA Completo, Conheça Tudo Sobre Esse Tema]

Estresse é a mesma coisa que desequilíbrio emocional?

Não! O estresse é uma reação a uma situação específica, o desequilíbrio emocional é o que fazemos com a situação que nos causou o estresse. Por exemplo, ser fechado no trânsito pode causar um estresse. Mas ao sair do carro para gritar e brigar com o outro motorista mostra o quanto você está emocionalmente desequilibrado!

Desequilíbrio Emocional, quais são os sintomas?

Sintomas Desequilíbrio Emocional

Se você paralisa, sofre ou se irrita com muita facilidade, preste atenção, pois isso pode indicar um certo desequilíbrio emocional, algo que podemos controlar, mas, se deixarmos passar, chega a evoluir para doenças psicológicas mais graves como ansiedade, depressão, pânico, problemas de digestão, entre outros.

Quais são sintomas mais comuns de quem está com desequilíbrio emocional?

  • Insônia: Quem está com as emoções atrapalhadas dorme mal, pois fica na cama pensando sobre os problemas, sofrendo com o dia seguinte.
  • Dores no corpo: Principalmente as dores de cabeça costumam aparecer quando estamos muito nervosas ou tensas. Nossos músculos se contraem, gerando desconforto.
  • Problema de concentração: Mesmo atividades que trazem sensações boas deixam de chamar sua atenção e você não consegue cumprir nenhuma obrigação. Isso é sinal de desequilíbrio emocional.
  • Irritabilidade: Pessoas desequilibradas passam a maior parte do dia irritadas com a vida. Tudo as incomoda e elas ficam de mau humor por pequenas coisas do dia a dia.
  • Descontrole: Junto com o item acima vem o descontrole, que é quando a emoção fala mais alto do que a razão.
Veja também:  Seu corpo é um reflexo da sua qualidade de vida emocional!

Como prevenir o descontrole emocional?

Descontrole Emocional

A primeira forma de tratamento é identificar todos os fatores externos que influenciam o desequilíbrio interno. É preciso aprender a controlar essas adversidades para que elas não controlem você. Quando eu me sinto estressada sei que é porque a minha carga diária está maior do que eu posso aguentar, eu preciso me distrair, e ter uma válvula de escape. Para isso, você pode ser adepto a atividades físicas realizadas de forma regular, como corrida luta ou dança.

Essas atividades te ajudarão a distrair a sua mente, liberando endorfina e promovendo o bem-estar no seu corpo. Ou quem sabe, você possa estar aprendendo algum instrumento musical, lendo livros por pura diversão, assistindo filmes e séries, o importante é ter algum hobby sadio.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o desequilíbrio emocional, deixo aqui um vídeo da minha participação em um programa de TV onde respondo algumas perguntas sobre o assunto! Aproveite e se inscrevam no canal para receberem novidades.

Veja também:  Se estou te cortando da minha vida...

Clique aqui para acessar o canal no Youtube: 

O Lysis Psicologia agradece a sua visita!

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

Orientação Psicológica Online

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Desequilíbrio Emocional – Causas, Sintomas e Como Prevenir!
5 (100%) 148 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência. CRP Ativo 06/120305

9 comentários em “Desequilíbrio Emocional – Causas, Sintomas e Como Prevenir!

  1. eu tenho nervoso que mim dá até diarréia fiz todos os exames não deu nada começo a tremer quando escuto qualquer notícias aí meu equilíbrio emocional abala.

    1. Olá Nailza! Obrigada por acompanhar meu trabalho! Entendo o quanto essa situação promove desconforto e prejuízo em seu dia a dia, sugiro um acompanhamento psicológico para que você possa compreender e ressignificar o que esses sintomas querem dizer a você! Não deixe de se cuidar! 😉

  2. Quando vi o tema logo vim ler e ver o vídeo.
    Caracaaaa, eu tenho quase certeza que tenho isso. Passo os dias irritada por tudo e por nada!
    Mando as pessoas pros “quintos…..” só por elas pensarem diferente de mim e por elas buzinarem para mim!
    Ansiedade e depressão sei que tenho – será que o desequilíbrio que causou esses outros males?
    Fica a pergunta que vou fazer ao meu psiquiatra na próxima visita.
    A psicóloga falou que se passar de uma semana com desequilíbrio é melhor ficar atento (e 49 anos desequilibrada?)….; nada faz sentido; a vida e as pessoas são chatas para caramba, não conseguem enxergar o mundo negro como é, e só isso já me irrita! Acho que nem vou durar muito mais sofrendo disso (felizmente não sou violenta).

    1. Olá Elane!
      Obrigada por acompanhar meu trabalho. Entendo o quanto toda essa alteração de humor e estresse promove prejuízos na sua produtividade e nas relações.
      Mas o importante é que você já está em acompanhamento, e o ideal seria você também ter um acompanhamento psicológico! Gratidão por estar aqui! 😉
      Se cuida

    1. Olá Rosa! Obrigada por acompanhar o meu trabalho. Entendo o quanto esssa situação promove desconforto, talvez entender o significado desse choro e dessa irritabilidade seria importante. Na psicoterapia você encontra formas de compreender esses sintomas além de se fortalecer emocionalmente. Se cuida 😉

  3. O tal desequilíbrio emocional é necessário e faz parte de todos os seres humanos, o fato é que à medida em que sofremos as dificuldades diversas criamos nós mesmos mecanismos para lidar com isso. “A vida corrida e todas as responsabilidades, deveres, metas e as dificuldades nos relacionamentos podem promover um desgaste emocional.” – Isso é o normal da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *