Psicologia · Saúde Mental · Transtornos

Diferenças entre Ansiedade e Depressão: Conheça 5 Diferenças Simples

Ansiedade x Depressão

Texto do Autor: Eduardo Correia (2015)

Ansiedade x Depressão

Este artigo é uma reprodução de um texto escrito pelo autor Eduardo Correia onde ele apresenta com base na própria experiência uma visão sobre Ansiedade x Depressão. 

“Perdi a conta de quantas vezes pensei estar com depressão, principalmente nos dias após as crises de pânico. O que falavam em minha volta parecia distante, sem sentido.

Apenas as sensações desagradáveis ocupavam a minha mente. Lembro que na casa de um amigo, enquanto todos conversavam num sábado à noite, eu ficava agoniado tentando prever o próximo transtorno.

Depois que comecei a entender a ansiedade, percebi que essa melancolia e mudança de humor estavam associadas ao medo, mas não se tratavam de um quadro depressivo severo.

Embora estejam associadas, depressão e ansiedade não são a mesma coisa. Como falei acima, os sintomas depressivo são comuns após as crises, mas são transtornos diferentes, como explicarei a seguir em cinco pontos.

Veja também:  Amaxofobia: o medo de dirigir!

Mesmo assim, é importante sempre se manter ativo, não deixar que o medo faça você desistir de sair para conversar com amigos ou ir numa festa. Esse tipo de atitude é prejudicial para o tratamento do pânico.

Além disso, procure um especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Se você tiver com algum dos sintomas descritos a seguir, não entre em pânico. Especialistas destacam que é comum ficar deprimido durante a ansiedade.

Diferenças entre Ansiedade e Depressão: Conheça 5 Diferenças Simples

Vamos à diferença em cinco pontos:

  1. Uma vez meu terapeuta disse uma coisa bem importante para mim. A dica foi mais ou menos assim: “na ansiedade, você tem medo da morte. Na depressão, em muitos casos, você quer morrer”. Essas palavras deram um fim na minha dúvida, pois o meu medo maior era de ter um infarto.
  2. Enquanto o ansioso vive como se estivesse em um prédio tomado pelo fogo – o corpo gera adrenalina e você acha que está em perigo –, o depressivo está com os níveis de energia baixos, falta de vitalidade. Ou seja, falta vontade para fazer algum programa ou conversar, por exemplo.
  3. Com a ansiedade – eu sinto muito isso – temos uma preocupação excessiva com o futuro. Como já falei neste no site, acabamos ficando com medo de algo que pode ocorrer (ou não) daqui a três anos. Ou seja, estamos sempre buscando o futuro. Por outro lado, uma pesquisa norte-americana revelou que as pessoas com depressão associam algo do passado.
  4. Impacto físico é muito comum em alguém com depressão. Rosto abatido, corpo dolorido. Na ansiedade, tirando os momentos após as crises, esse sintoma é mais difícil de observar.
  5. Mudanças de hábitos são comuns em depressivos: perda de peso e vontade de dormir o tempo inteiro. Já na ansiedade não costuma ocorrer isso.”
Veja também:  Amor Próprio! Você já se amou hoje? Uma reflexão sobre a importância desse amor!

Clique aqui para saber mais sobre Ansiedade Generalizada

O Lysis Psicologia agradece a sua visita!

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

Orientação Psicológica Online

[optin-cat id=267]

Siga

2 comentários em “Diferenças entre Ansiedade e Depressão: Conheça 5 Diferenças Simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *