Psicologia · Psicologia e Saúde · Psicoterapia · Transtornos

Psicoterapia e o Cuidado com o Sono!

Você tem Cuidado com o Sono?

Nada mais revigorante do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Mas, o que fazer quando até os carneirinhos já foram dormir e você ainda permanece acordada (o)? Leia o texto na integra e veja algumas dicas para que você volte a ter uma boa noite e mantenha o cuidado com o sono!

Devemos ter cuidado com o sono, em algumas situações da vida é comum ficarmos sem sono por sentirmos preocupadas (os) ou ansiosas (os), como por exemplo, antes de uma entrevista, antes de uma viagem ou por fazer um “vale a pena ver de novo” relembrando aquele encontro que você teve ao longo do dia.

É bem provável que depois de vivenciar essas situações supracitadas a qualidade de sono no dia seguinte será de muita qualidade e com facilidade, afinal a falta de sono tinha um nome e sobrenome: suas preocupações rs. Só é considerado um transtorno, ou seja, uma patologia, quando temos todos os aspectos favoráveis para uma boa noite de sono, e mesmo assim, não conseguimos relaxar o suficiente para conseguir dormir.

Cuidado com o sono

Para ser classificado como um transtorno é preciso ser diagnosticada a partir de alguns critérios e por profissionais capacitados.Pensando na ausência de sono e na importância de dar voz a esse assunto, vivenciado por tantas pessoas, porém nem sempre percebidos como um problema clínico, resolvi preparar um material baseado em artigos científicos, porém com uma linguagem de fácil acesso e entendimento. Para ter acesso a cartilha gratuita e manter o cuidado com o sono clique aqui, ou acesse clicando na imagem abaixo.

Insonia, dormir, sono, transtorno
Clique para no livro para baixar!

Sendo assim, é possível compreender que em alguns casos é necessária a introdução de fármacos para a indução e permanência do sono, porém é válido ressaltar que, o uso de medicação deve ser realizada exclusivamente por um médico capacitado e de sua confiança. ATENÇÃO: A AUTO MEDICAÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!!

Psicologia e o cuidado com o sono

E de que forma a Psicoterapia pode promover um cuidado com o sono e também uma melhora no transtorno ou em episódios de insônia?

Para algumas pessoas a mudança comportamental orientada por um psicólogo, promove resultados tão positivos que promove o afastamento da necessidade de medicação. No material foi abordada a importância de mudarmos alguns comportamentos noturnos, a fim de, respeitar e promover a melhora na qualidade do seu sono. No processo de psicoterapia é possível desmistificar associações fantasiosas com a representatividade do dormir, ou seja, será trabalhado de forma simbólica o que a ausência de sono significa para o paciente e como se comportar diante desta situação.

Não conseguir dormir
Usar o celular durante a noite prejudica o sono

Além da insônia outros transtornos podem afetar a qualidade do nosso sono, como por exemplo, Síndrome das Pernas Inquietas, Parassonias, Narcolepsia, Transtornos Respiratórios e Desordens do Ritmo Circadiano.

Portanto, cuidado com o sono! Não deixe de cuidar da qualidade dele, busque profissionais capacitados para auxiliar a tornar os sintomas da insônia ausentes e tenha uma boa noite de sono! Se você leu o Ebook 5 Dicas + Orientação para Insônia (caso não clique no link para baixar gratuitamente) para manter o cuidado com o sono e gostou do conteúdo, eu quero lhe dizer que tem muito mais dicas e orientações te esperando na cartilha Insônia: como prevenir! Dicas e orientações psicológicas

Prevenção Insônia, cuidado com o sono
Clique na imagem e conheça!

Nesta ultima cartilha você terá acesso aos seguintes acréscimos:

  • AS FASES DO SONO
  • CONHECENDO OS TIPOS DE INSÔNIA
  • PERIGOS PROVOCADOS PELA INSÔNIA
  • E AGORA, COMO TRATAR O TRANSTORNO DE INSÔNIA?
  • 15 NOVAS SUGESTÕES PARA CUIDADO COM O SONO VISANDO LHE PROPORCIONAR UMA MELHORA NA QUALIDADE DELE.

Uma boa noite de sono é essencial para o bem estar bio-psico-social, sendo assim, essa cartilha tem como objetivo principal promover o conhecimento sobre a importância de manter a qualidade do sono. Conheça possíveis mudanças de comportamento que promoverá um sono saudável. Confira!

Descansar e Dormir bem

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

 
Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

 

Psicoterapia e o Cuidado com o Sono!
5 (100%) 25 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é estar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *