Orientação Psicológica Online · Psicologia · Psicoterapia

Orientação Psicológica Online Funciona? Mitos e verdades. Descubra!

Orientação Psicológica Online Funciona?

Orientação Psicológica Online? Vamos descobrir juntos os mitos e verdades?

Orientação Psicológica Online

Se em algum momento você agendou uma consulta psicológica presencial ou por meio da Orientação Psicológica Online, provavelmente você se deparou com alguns questionamentos, como por exemplo, “Mas o que eu vou falar?”, “Como será que deve ser?”, ou ainda, “Será que vão ler a minha mente? Esses são alguns dos exemplos de indagações recorrentes, como observamos no texto TOP 10: Perguntas mais frequentes a um Psicólogo ou estudante de Psicologia no dia a dia. E quando este atendimento é online as dúvidas se multiplicam, principalmente em relação a eficácia e a confiabilidade do resultado. Sendo assim, te convido a conhecer um pouco mais sobre o que de fato é a Orientação Psicológica Online.

1º Orientação Psicológica Online é a mesma coisa que Psicoterapia.

MITO! O Processo de Psicoterapia é realizado presencialmente em um consultório físico, as sessões ocorrem por mediação de um profissional devidamente cadastrado no Conselho Regional de Psicologia. A frequência pode variar de acordo com a demanda apresentada pelo paciente (bissemanal, semanal, quinzenal, mensal). A duração do tratamento dependerá principalmente da apropriação que o paciente tem do espaço terapêutico, pois cada indivíduo é responsável por seu processo de mudança e re-significação. Podem ocorrer demandas muitos semelhantes e durações diferentes para o encerramento do processo de psicoterapia, pois cada indivíduo tem seu próprio tempo de compreensão e elaboração dos conteúdos.

A Orientação Psicológica Online é uma das possibilidades da psicologia clínica. A principal característica deste acompanhamento é a realização de uma orientação psicológica através de recursos online (Email, Chat e Skype) e o número reduzido de sessões. Segundo a Resolução 11/2012, são permitidas no máximo 20 sessões (síncronos ou assíncronos).

O profissional de psicologia também precisa estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Psicologia para exercer sua função por meio da orientação psicológica online e necessita ter um site devidamente regularizado e validado pelo Conselho Federal de Psicologia e a demanda a ser cuidada é sempre breve e com intervenções focais.

2º Orientação Psicológica Online é Sigilosa.

VERDADE. Todo atendimento psicológico, seja ele realizado presencialmente (Psicoterapia) ou via online Orientação Psicológica Online é baseado nas premissas do Código e Ética profissional, que enfatiza a necessidade do sigilo absoluto de todos os conteúdos compartilhado pelos pacientes. Entretanto, é importante ressaltar que, todo o conteúdo online (E-mail, Chat e Skype) pode ser invadido por hackers, vírus, dentre outras formas de contaminação em ambientes virtuais.

Orientação Psicológica Online

É recomendado que os pacientes façam o uso de anti-virus, não utilizem computadores públicos e que se atentem a rotina de exclusão dos históricos dos atendimentos.

Outra recomendação de grande importância é que o paciente escolha um ambiente reservado e de preferência sem a interrupção de terceiros, principalmente para que possa existir um espaço potencial para a expressão dos conteúdos sem exposição.

3º A Psicoterapia tem uma quantidade limitada de sessões.

MITO. Somente a psicologia online (orientação psicológica online) possui uma quantidade delimitada de 20 sessões, que podem ser feitas de forma síncronas ou assíncronas. Segundo a Resolução 11/2012, a demanda deve ser sempre pontual, como por exemplo, orientações de diversos tipos, processo prévio de seleção pessoal, aplicação de testes devidamente regularizados, supervisão do trabalho de Psicólogos e atendimento de pacientes que estão impossibilitados de comparecerem presencialmente no consultório.

4º Qualquer pessoa pode usufruir da Orientação Psicológica Online.

VERDADE. Qualquer pessoa maior de 18 anos poderá iniciar a orientação psicológica online, desde que o profissional entenda que a dinâmica a ser atendida tem potencialidade para ser abordada de forma breve e focal. Vale ressaltar que, a orientação online pode ser realizada com adolescentes menores de 18 anos, desde que seja apresentada uma autorização documentada dos responsáveis.

Orientação Psicológica Online

5º Quem faz Orientação Psicológica Online não precisa de Psicoterapia.

MITO. Quando o profissional identifica que o paciente necessita de mais de 20 sessões para ter uma melhora integral das questões iniciais, será sugerido o inicio de uma psicoterapia, ou seja, de um acompanhamento  presencial. Cabe ao paciente ir em busca deste profissional, seguindo as preferencias de localidade, abordagem, disponibilidade de horário e condições financeiras favoráveis a própria situação econômica.

Em algumas situações como, impossibilidade de estar presencialmente no consultório devido a viagens ou dificuldade de locomoção temporária, o paciente que está em um processo de psicoterapia poderá usufruir da continuidade das sessões via online, desde que, não se estenda mais que 20 sessões.

6º É necessário agendar e realizar o pagamento antecipadamente.

VERDADE. Assim como qualquer outra especialidade a Orientação Psicológica Online necessita de um agendamento prévio, de acordo com a disponibilidade da agenda do profissional e do paciente. Cada profissional tem autonomia de acordar com o paciente o valor, a melhor data e forma de pagamento, mas todos os atendimentos são realizados com o pre requisito de pagamento antecipado.

Orientação Psicológica Online

7º Não posso interromper as sessões sem ter completado as 20 sessões.

MITO. As sessões podem sim ser interrompidas pelo paciente, afinal todos possuem o pode de escolha e de se responsabilizar pelas consequências. O paciente possui uma participação ativa, independente de ser um atendimento online ou na psicoterapia.

Para que exista um caminhar repleto de conquistas é de grande importância que o paciente tenha a compreensão de que mudança real e saudável depende de um movimento interno e que somente a pessoa é responsável para ir em busca da própria felicidade e bem estar.

Orientação Psicológica Online

Se você se interessou por essa possibilidade de Orientação Psicológica Online vivencie essa experiência, eu posso te auxiliar. O meu site de Orientação Psicológica Online é devidamente validado pelo Conselho Federal de Psicologia e foi criado com o objetivo de dar todo o suporte que você precisa. Para conhece-lo é só clicar aqui!  ou na imagem abaixo. =)

Orientação Psicológica Online

Orientação Psicológica Online Funciona? Mitos e verdades. Descubra!
5 (100%) 10 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é estar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência.

2 comentários em “Orientação Psicológica Online Funciona? Mitos e verdades. Descubra!

  1. Oi
    Boa tarde , sabe sinto enorme ne cessidade de ser completamente feliz ….
    Mas tenho dois péssimos hábitos :
    1 sempre penso que pessoas qquer pessoa é que pode me fazer feliz
    2 tenho 59 anos e isso parece impecilho , para que eu faça quer coisa a longo prazo ….como se a vida fosse terminar logo ali
    Acredito que outras pessoas possam ser como eu ….
    Pode postar alguma ajuda nesse caso ?
    Obrigada
    Angela

    1. Olá Ângela! Obrigada por acompanhar o blog! Você sempre será bem vinda aqui! Sempre há tempo para ir busca da nossa felicidade, independentemente da idade. Às vezes idealizamos uma felicidade inalcançável e esquecemos que ela está nos detalhes de cada dia! A psicoterapia te auxiliará a enfrentar e observar a vida de outro ângulo, principalmente em busca de novos sentidos em sua vida! Pense nessa possibilidade e não deixe de se cuidar! Gratidão 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *