Psicologia · Psicologia e Saúde · Psicoterapia

Qual o significado do seu silêncio?

Atualizado em por

silencio-respeito-psicologia-lysis

Em meio ao caos de uma rotina maçante, o silêncio se torna ensurdecedor, mas mesmo assim não valorizamos o seu significado. Fugimos do silêncio da mente de forma tão inconsciente, que nem percebemos que as vezes o fone de ouvido colocado durante o trajeto de casa ao trabalho e do trabalho para casa é a válvula de escape, com o objeto exclusivo de não entrar em contato com o temido vazio que o silêncio produz.

É preciso descansar a alma e o coração e às vezes o silêncio tem essa nobre função. Se permitir sentir-se vazio em meio à multidão, não se torna tão assustador quando compreendemos que somente no vazio, há espaço de preenchimento do novo e do verdadeiro.

Silêncios são conquistas individuais que precisam ser vivenciadas diariamente e estão intimamente ligada com o amadurecimento emocional. Talvez o medo de ser invadido por sentimentos sem nomes é o que promove o afastamento do que o silêncio quer nos mostrar. Porém é de grande sabedoria saber o momento certo de falar e de silenciar.

Veja também:  Não desista do que te faz feliz e acredite mais em você! 

Não podemos querer entender o mundo apenas com o intelecto. Carl Jung

Silenciar a alma é dar férias ao intelecto consciente que promove inseguranças e questionamentos. Afinal, para ter saúde mental é preciso valorizar a necessidade de permitir descansar corpo, alma e coração, nem que seja por minutos diários de silêncios ininterruptos.

assinar-silencio-e-respeito-psicologia-Lysis

Existem horas que não precisamos olhar para as nossas angustias na tentativa de elimina-las imediatamente. Há dias que não precisamos gastar energia psíquica com o que não está ao alcance de ser resolvido. Existem semanas que não precisamos demonstrar fortalecimento, só porque as pessoas ao redor não sabem lhe dar com as próprias fragilidades.

Há momentos na vida que silenciar é terapêutico! Respeite seu silêncio e se fortaleça com maior conhecimento sobre o que te faz ser quem é no aqui e no agora. Viva o seu silêncio com respeito, mas não se cale diante do mundo!

Veja também:  Pare de se responsabilizar por tudo! Esse peso não é seu!

 

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Qual o significado do seu silêncio?
5 (100%) 184 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência. CRP Ativo 06/120305

Veja também:  Tem Ansiedade? Veja aqui 6 coisas que você precisa saber sobre esse transtorno.

4 comentários em “Qual o significado do seu silêncio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *