Saúde Mental

A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever o estado de equilíbrio entre uma pessoa e o seu meio sociocultural.

Este estado garante ao indivíduo a sua participação laboral, intelectual e social para alcançar um bem-estar e alguma qualidade de vida. Ainda que o conceito de saúde mental surja por analogia à saúde física, trata de fenômenos mais complexos.

saude mental psicologia

OMS e a Saúde Mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que não existe nenhuma definição oficial que diga respeito à saúde mental, já que esta é sempre influenciada pelas diferenças culturais e pela subjetividade.

Em todo o caso, pode-se dizer que ela é um estado de bem-estar emocional e psicológico, mediante o qual o indivíduo é capaz de fazer uso das suas habilidades emocionais e cognitivas, funções sociais e de responder às solicitações ordinárias da vida cotidiana.

Convém destacar que a ausência de uma doença mental não implica que o indivíduo goze de boa saúde mental. Quando realizado por um profissional da área, o acompanhamento psicológico é a melhor forma de conhecer o estado da sua saúde mental de cada pessoa.


Últimas Publicações

Deseja ver publicações de outros temas? Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *