Psicologia

Relacionamento Amoroso Saudável? Conheça 5 Sinais de Fracasso ao Busca-lo .

1- Se você está em busca de um relacionamento amoroso, pare de procurar nesse exato momento!

Talvez o primeiro grande erro é utilizar toda a energia para a busca de um candidato (a) perfeito (a) e esquecer de vivenciar as surpresas que a vida tem a oferecer. Algumas pessoas estão tão focadas em conseguir encaixar pessoas em suas necessidades existenciais, que percebem a presença de um parceiro (a) como solução utópica para todos os problemas da vida.

Relacionamento

2- Necessidade de um relacionamento por medo da solidão.

Algumas pessoas necessitam estar o tempo todo em relacionamentos, mesmo quando essas relações são abusivas. Isso acontece pelo simples medo de estar só. Quando a solidão é o único objetivo para ir em busca de um relacionamento, há grande probabilidade de frustrações e decepções, pois nosso vazio só se preenche com uma alta dosagem de nós mesmos.

Veja também:  27 de Agosto, Dia do Psicólogo!

É preciso saborear as delícias e dificuldades de ser feliz sozinha(o), para quando houver uma pessoa em sua vida, seja para ocupar um espaço de complementação e não de necessidade vital.

3- Ser invadida (o) e não resistir a necessidade de  um “Vale a pena ver de novo” rs

Se você já esteve em relacionamentos que por algum motivo ocorreu o término, será que vale a pena resgatar essa história? Todo caso há uma exceção, mas para que essa relação tenha um caminhar diferente é preciso que as pessoas envolvidas também queiram mudar o padrão de comportamento.

Mas você deve estar pensando, será que o tempo não é capaz de mudar tudo? Afinal o tempo que vocês ficaram separados pode ter proporcionados novos aprendizados, não é mesmo?

O tempo pode trazer mudanças positivas, mas para que isso aconteça a pessoa precisa dar sentido à necessidade de mudança, logo ela precisa mudar por acreditar que vai fazer bem a própria vida e não apenas para te agradar.

Quando mudamos para agradar o outro a tendência é que a mudança aconteça por um curto período de tempo, mas quando mudamos porque compreendemos que tais comportamentos são prejudiciais não só no relacionamento afetivo, mas nas outras funções sociais como no trabalho, na relação com a família e amigos, essa mudança acontece aos poucos e permanece por toda a vida.

Veja também:  E você, já se encontrou hoje?

Sendo assim, provoco uma outra reflexão; você está disposta (o) a esperar o tempo necessário que a pessoa precisa ter para entender, re-significar e então mudar de fato? Precisamos acreditar que o tempo pode mudar o comportamento, mas não podemos depender da mudança do outro para sermos felizes.

4- Idealizar um parceiro (a) perfeito (a).

O que isso significa? Algumas pessoas idealizam um padrão específico (moreno alto bonito e sensual rs) e quando encontram uma pessoa fora desses padrões, há uma grande tendência inconsciente de não se permitir conhecer outros aspectos positivos da personalidade que a pessoa tem a oferecer.

Outra situação frequente é encontrar uma pessoa totalmente cabível ao padrão desejado e imaginar que serão felizes para sempre, só por apresentar tais características, esquecendo que um relacionamento é baseado em construção e em um caminhar juntos para a mesma direção.

5- Deixar de ser você para caber no mundo do outro.

Talvez esse item seja o mais presente nessa “busca”. É preciso ter a conscientização de que a anulação de si para a conquista do outro, só promoverá frustrações e o afastamento de características importantes que definem sua própria personalidade.

Se permitir vivenciar o novo e experimentar situações diferentes é saudável, desde que isso seja realizado por vontade própria e não com o objetivo único e exclusivo de aceitação e pertencimento ao mundo que não é o seu.

Veja também:  É tempo de renovação! Adeus ano velho!

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo e não deixe de conferir os outros textos aqui do Blog Lysis Psicologia.

 
Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Siga

Psicóloga Aline Lisboa

Psicóloga Aline Lisboa em Lysis Psicologia
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, co-fundadora do projeto Cor&Ação, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)
Siga

5 comentários em “Relacionamento Amoroso Saudável? Conheça 5 Sinais de Fracasso ao Busca-lo .

  1. Somos frutos de nós mesmo.somos racionais, atributo privativo d’alma humana.nossas vidas são feitas de nossas escolhas.você deve concentrar suas energias em você é deixar essa sua sogra de lado é use esse tempo para organizar sua vida,pensando positivamente.

  2. Vivo num casamento a 26 anos tenho duas filhas e uma delas já é casada e já sou avó, minha sogra atrapalha muito nossa vida,ele é muito manipulado por ela, já me traiu umas vezes e já nos separamos também é reatamos pois ele não consegue passar 3 dias volta pedindo pra voltar dizendo que vai mudar q não consegui viver sem mim e q ele não vai deixar a mãe dele si meter no nosso casamento, há 5 anos descobri que ele tava me traindo e me separei dele e fui até num advogado pra tirar ele de dentro de casa, mais com pouco tempo voltamos, sou uma fraca, descobri que a mãe dele fica o tempo todo querendo saber como estamos e quando a gente descute ele conta pra ela e ela liga pra outra pra ela ficar ligando pra ele, resumindo ela disse que ela engravidasse pra ela dá um filho homem que eu não dei a ele que aí ele me abandonava de vez e ficava pra sempre com ela e ela caiu nessa mais nasceu uma menina, e já tem 2 anos, mais ela fica o tempo todo querendo q ele si aproxime da menina enquanto a mãe da menina não tá nem aí, só cobra quando a mãe dele começa a ligar pra ela pra ela ficar atrás dele alegando que ele dê atenção a menina, pois ele já tinha falado que ia da a pensão e quando a menina crescesse e quisesse procurar ele com as próprias pernas dela ele aceitava, só não ia arriscar o casamento dele, e a mãe da menina tinha aceitado mais a mãe dele é um terror na minha vida, vivo insegura, já não aguento mais essa situação e também não consigo deixar ele, pois nunca conheci nenhum outro homem ele foi meu primeiro namorado e casamos, e hj tenho muito medo de não arrumar mais ninguém e ficar sozinha. Me sinto muito mal com toda essa situação.

  3. Nunca foi,fugir pra onde e de quem?Levamos a mente para todos os lugares, onde tiver um ar pra respirar lá estará as lembranças,memórias e saudades.Fiquemos quietas por aqui mesmo.Se for pra fugir ,fugiremos dos caminhos que tão conhecidos de nós,outrora quis escravizarmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *