Relacionamentos

Dizer NÃO! Veja porque é tão importante aprender a dizer essa palavra

Olá leitores(as) do blog, aqui é a Psicóloga Aline Lisboa e eu estou aqui hoje para conversar um pouco com vocês, sobre a importância de DIZER NÃO!

Você está sofrendo com essa essa dificuldade? Será que em algum momento da sua vida, você teve o desejo de dizer não, mas por algum motivo a palavra não saiu?

Quero lhe dizer que infelizmente isso acontece com muitas pessoas, e com uma freqüência importante também, por isso, este post de hoje é para te ajudar a entender a importância de dizer não com a mesma facilidade que você diz “sim”.

Dizer não, quando o “sim” perde o sentido

De tanto nos posicionarmos com pensamentos de “que precisamos sempre superar a expectativa que o outro coloca em nós”, mais nos afastamos de nossas verdades, e assim o nosso “sim” passa a perder o sentido.

Veja também:  Egoísmo no Relacionamento - Entrevista com a Psicóloga Aline Lisboa

> Veja aqui uma reflexão sobre “agradar o outro”

Então, pensamos, “será que vale a pena vivermos exclusivamente só para agradar o outro?”. Digo, porque quando fazemos isso, nós abrimos mão das possibilidades de escolhas, e menos nos apropriamos de nossas verdades em prol do outro.

Sempre está em tempo de aprender a dizer não, independentemente da idade, precisamos aprender a “dizer não” no momento em que o desejo vier de dentro pra fora, então, deixemos fluir quando isso for algo natural.

Se eu “Dizer Não”, vou perder o amor do outro?

É comum algumas pessoas me perguntarem: “será que se eu começar a falar não, eu vou perder o amor do outro, das pessoas que estão próximos a mim?”, eu respondo, isso não vai acontecer desde que exercitemos a melhor forma de dizer não em nosso dia-a-dia, isso tem que ser feito aos poucos. Devo ressaltar também, que isso não deve ser feito de forma desrespeitosa, ou grosseira em nenhuma hipótese.

Veja também:  Amores Tóxicos: 20 frases presentes em um relacionamento destrutivo!

Fale o seu “não” com tranquilidade, com calma, mas se apropriando do significado dele também. Porque assim nos respeitamos, e também respeitamos o próximo.

Quer aprender Dizer Não? Exercite!

Comece aprendendo no seu dia a dia a dizer, “não gosto”, “não me faz bem”, “não me sinto satisfeito”, desde que seja de uma forma sempre saudável.

Bom, o que te impede de começar exercitando hoje? Deixe aqui nos comentários! Então, vamos exercitar o “não” com mais propriedade no dia a dia?

Até a próxima!

Quer ver outros artigos sobre esse tema? Acesse aqui nossa categoria sobre Relacionamentos, e não deixem de acompanhar o Lysis Psicologia no Facebook.

Sobre a Autora

Psicólogo SP - Aline PsicólogaAline Lisboa Farias é psicóloga a mais de 5 anos, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA), co-fundadora do Projeto Cor&Ação (https://coreacao.net), atua a mais de 3 anos como psicóloga clínica atendendo demandas de crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos na Lysis Clínica de Psicologia. Possui registro ativo no C.R.P número 06/120305.

Veja também:  Será que o tempo pode causar mudança no relacionamento?

Conheça mais sobre a trajetória acadêmica acessando o Currículo Lattes Aqui.

Siga

Psicóloga Aline Lisboa

Psicóloga Aline Lisboa em Lysis Psicologia
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, co-fundadora do projeto Cor&Ação, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)
Siga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *