Psicologia · Relacionamentos

Falando sobre sentimentos. Fugir é mesmo a melhor solução? Descubra!

Sentimentos
Fugir do que se sente é a solução?

Às vezes os sentimentos transbordam com tanta intensidade que não sabemos o que fazer com eles, então é comum sentirmos o desejo de fugir ou de negar o que está nos fazendo entristecer.

Somos influenciados a negar sentimentos como a tristeza, a insegurança, o medo, a carência exaltando a felicidade e a alegria. Mas como enfatiza Carl Gustav Jung, “A felicidade perderia seu significado se não fosse equilibrado pela tristeza”

Para melhor compreensão, vamos exemplificar brincando de quem nunca? rs

(Quem nunca 1 rs) após o término de um relacionamento desejou mudar de planeta para não entrar em contato com lugares, pessoas ou situações que fazem  referência ao ser que um dia jurou amor eterno e depois  simplesmente o abandonou?

Ou aquela vontade de desaparecer do mapa para não ser cobrado por situações que não foi possível resolucionar  no prazo? (Quem nunca 2 rs)

Ou ainda sair com os amigos para beber com o objetivo único e exclusivo de esquecer os problemas, e ao acordar com ressaca ter o desejo de fugir em dobro após visualizar mensagens e fotos da noite passada em um grupo aleatório do WhatsApp? (Quem nunca 3 rs)

Veja também:  Enfrente suas dores emocionais!

Entre outras possíveis situações é comum vivenciar o desejo de querer ser/ estar invisível ou de tele transportar para o cantinho favorito da sua casa, principalmente quando se encontra em meio ao caos de vivências turbulentas. Mas até mesmo quando desejamos estar do outro lado do mundo deslumbrado por belas paisagens, esquecemos que não podemos fugir dos sentimentos que nos invade e  que não escolhe hora nem lugar.

Como solucionar tal conflito? Permita-se sentir! São nos momentos de crises que somos impulsionados a nos aproximar de novas possibilidades e oportunidades de crescimento. Precisamos acessar nosso vazio, para então, ter a conscientização de quanto espaço temos para preencher com novas vivências, novos sabores, novos amores, novas cores e principalmente, um novo olhar sobre quem somos no aqui e no agora!

Veja também:  Dedique tempo ao que te faz feliz

Vazios são necessários para o fortalecimento da alma e nos impulsiona para sair da zona de conforto! Falando nela, até podemos nos sentir acolhidos pela mesmice ou pela nossa rotina maçante, mas permanecer exaustivamente em lugares que já conhecemos nos impede de expandir horizontes, de amadurecer e principalmente de nos fortalecer psiquicamente.

Então quando o desejo de fugir for mais intenso que você, pegue as malas e fuja para o encontro com as suas potencialidades, aprecie o seu interior e se necessário faça uma faxina, mas faça bem feita, nada de colocar sentimentos em baixo do tapete. rs  Mude as coisas de lugar e se observe por outro ângulo. Experimente se encontrar, faça novas escolhas e preencha esse vazio com um pouco mais de você.

A  principio pode ser estranho ou desconfortável, mas só quando temos acesso vip ao que sentimos é que conseguimos elaborar, re-significar e então ser capaz de valorizar até mesmo os dias mais difíceis. E então, ainda deseja fugir?

Veja também:  2 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Conhecendo um Pouco Mais)

fugir_tristeza_lysis_psicologia

Siga

Psicóloga Aline Lisboa

Psicóloga Aline Lisboa em Lysis Psicologia
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, co-fundadora do projeto Cor&Ação, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)
Siga

4 comentários em “Falando sobre sentimentos. Fugir é mesmo a melhor solução? Descubra!

  1. Olá ! meu nome é thiago ? Eu gostaria muito de saber como que agente consegue esquecer um casamento de 12 ano vivido amoroso mais com o passar do tempo tudo se esfriou e ouve até muita mudança minha esposa virou lésbica e estou muito aflito com essa situação o que devo fazer pra mim se recuperar dessa situação e tenta aceita isso preciso isso

    1. Olá Salatiel! Primeiramente muito obrigada por acompanhar o blog, sua participação é de grande importância para a continuidade dos posts! Fico muito feliz em saber que através dos textos e das reflexões você está vivenciando um contato maior com seus sentimentos! Continue acompanhado e fique a vontade para deixar sugestões! Gratidão 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *