Psicologia · Psicoterapia · Reflexão do Dia · Relacionamentos Afetivos

Recíproco, se não for, não insista!

Recíproco, se não for, não insista!

Hoje muito se fala sobre ser recíproco, mas afinal o que é isso? será que você exerce a reciprocidade? pensando nisso, hoje eu trouxe para vocês uma reflexão sobre reciprocidade.

Mas antes de apresentar a reflexão, é importante termos em mente o que de fato significa “recíproco”, e então você sabe o que é? Caso não, acompanhe a breve explicação abaixo:

Recíproco, o que significa?

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro.

Por exemplo, a expressão “ódio recíproco” significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem idêntico sentimento. No caso da expressão “amor recíproco”, o recíproco indica que o amor é correspondido.

Um acordo recíproco tem o mesmo significado de bilateral, ou seja, é um acordo comum às duas partes envolvidas. Neste caso, recíproco é sinônimo de mútuo.

O princípio da reciprocidade entre países, por exemplo, determina o igual tratamento entre cidadãos, igualdade de direitos, simplificação de processos, e etc, visando uma fácil integração dos cidadãos (migrantes) de um país no outro.

Mais alguns significados para Recíproco

  • adjetivo
    Que se realiza ao mesmo tempo que; em retribuição, em troca de algo semelhante; mútuo: elogios e afagos recíprocos.

    Observado entre duas pessoas ou entre duas coisas que atuam uma sobre outra; correspondido: amizade recíproca.

[Gramática] Diz-se do verbo que recebe e pratica, ao mesmo tempo, a ação: os dois abraçaram-se.
[Lógica] Diz-se de duas proposições das quais uma implica, necessariamente, a outra.
[Matemática] Diz-se de uma transformação tal qual: se b é o transformado do elemento a, este é o transformado de b.
[Matemática] Proposição recíproca (de outra). Aquela que se deduz de uma proposição inicial, quando se permutam a hipótese e a conclusão.

Recíproco – Sinônimos

  • Mútuo
  • Correspondente
  • Bilateral
  • Mutual
  • Retribuído

(Fonte: Website Significados e Dicionario Online).

Por fim, deixo uma reflexão referente a “recíproco” ou reciprocidade se assim achar melhor. Espero que goste e faça sentido para você!

Reflexão do Dia: Se não for Recíproco, não insista!

Recíproco
Permaneça apenas onde há reciprocidade!

Pare agora de insistir onde não há espaço para a reciprocidade, pratique o desapego do que não é reciproco e valorize-se! Pior do que a ausência é a insistência sem reciprocidade. A melhor resposta para todos os tipos de relacionamento é o amor, o respeito e a reciprocidade, pratique-a em seu dia a dia e não deixe de valorizar-se!

O Lysis Consultório de Psicologia agradece a sua visita! Não deixem de compartilhar a nossa página para mais pessoas terem acesso a essas lindas reflexões.

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

 
Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM
Recíproco, se não for, não insista!
5 (100%) 5396 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência. CRP Ativo 06/120305

2 comentários em “Recíproco, se não for, não insista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *