Psicologia · Saúde Mental · Transtornos

Sintomas de Transtorno Bipolar Explicados (Resumidamente)

Compreender os sintomas do transtorno bipolar nem sempre é fácil. Isso porque os sintomas psiquiátricos associados ao transtorno bipolar podem ser combinados com outras questões psiquiátricas, como ansiedade ou até mesmo esquizofrenia.

transtorno bipolar sintomas

Como tal, é difícil fazer um auto-diagnóstico da condição. Existem certos sintomas bipolares que seriam considerados indicações claras de que a condição pode estar presente. A seguir, uma breve visão geral deles.

Sintomas do Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma condição que envolve lidar com duas esferas completamente diferentes do transtorno de humor. A primeira é a fase “up” conhecida como mania e a outra esfera é a fase “down” conhecida como depressão.

Alguns têm uma compreensão extremamente imprecisa desses sintomas, pois assumem que a mania é um sintoma positivo que contrabalança os negativos da depressão. Este não é o caso, pois a mania pode revelar-se extremamente perigosa.

Mania Bipolar

A mania pode incluir sintomas como pensamentos acelerados, energia excessiva, irritabilidade, insônia, delírios e até alucinações. Estes são certamente sintomas prejudiciais, uma vez que podem prejudicar o julgamento e o pensamento cognitivo.

Veja também:  Síndrome do Pânico [GUIA Completo, Conheça Tudo Sobre Esse Tema]

A mania também contribui para as questões de déficit de atenção, uma vez que a capacidade de concentração é obscurecida por um pensamento aparentemente irracional.

Depressão Bipolar

Os sintomas baseados na depressão do transtorno bipolar podem ser um pouco chocantes, uma vez que podem ter um impacto seriamente negativo no estado mental de uma pessoa.

depressao bipolar

Um sentimento severo de tristeza, desespero, ansiedade, desesperança e extrema perda de energia são formas comuns de sintomas depressivos. Na pior das hipóteses, esse estado de espírito pode levar a pensamentos de suicídio.

Transtorno Bipolar – Mais Sintomas

Sintomas do transtorno bipolar não aparecem de uma maneira 50-50. Em outras palavras, nem sempre há um equilíbrio entre mania e depressão.

As oscilações podem envolver a mania em 75% do tempo e 25% em depressão. Realmente, não há uma padronização em relação a como a condição se manifesta. Independentemente de como elas se apresentem, o fato é que elas definitivamente têm um impacto sério no estado mental do indivíduo.