Atualizado em por

Esse transtorno afeta a forma como uma pessoa pensa, além de também pode levar a alguns sintomas físicos. Ele é considerado uma doença conforme o CID (Classificação Internacional de Doenças) no Código F411.

Ansiedade Generalizada

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – Principais sintomas

Os sintomas de TAG podem incluir:

• Preocupações e medos excessivos
  • Visão irreal de problemas
  • Inquietação ou sensação de ser “nervoso”
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Dores de cabeça
  • Sudorese
  • Dificuldade em manter a concentração
  • Náusea
  • Necessidade de ir ao banheiro com freqüência
  • Fadiga e sensação de cansaço constante
  • Dificuldade para dormir ou manter-se acordado
  • Surgimento de tremores e espasmos
  • Ficar facilmente assustado

Além disso, as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada muitas vezes apresentam outros transtornos (como transtorno de pânico ou fobias, saiba mais aqui), transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, ou problemas adicionais com uso indevido de drogas ou álcool.

Transtorno de Ansiedade Generalizada, quais são as causas?

A causa exata do TAG não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores – incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais – podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Quais são as causas da ansiedade generalizada?

1. Genética: algumas pesquisas sugerem que o históricos familiar desempenha um papel no aumento da probabilidade de uma pessoa desenvolver o Transtorno. Isso significa que a tendência para desenvolver Transtorno de Ansiedade Generalizada pode ser transmitida hereditariamente.
  2. Química do cérebro: a Ansiedade Generalizada tem sido associada ao funcionamento anormal de certas células nervosas que conectam regiões cerebrais específicas envolvidas no pensamento e na emoção. Essas conexões de células nervosas dependem de produtos químicos chamados neurotransmissores que transmitem informações de uma célula nervosa para a próxima. Se as vias que conectam regiões específicas do cérebro não funcionam de forma eficiente, os problemas relacionados ao humor ou à ansiedade podem aparecer. Medicamentos, psicoterapias ou outros tratamentos que são pensados ​​para “ajustar” esses neurotransmissores podem melhorar a conexão entre circuitos e ajudar a melhorar os sintomas relacionados à ansiedade ou à depressão.
  3. Fatores ambientais: Trauma e eventos estressantes, como abuso, morte de um ente querido, divórcio, mudança de emprego ou escolas, podem contribuir para o aumento da ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada também pode piorar durante os períodos de estresse. O uso e retirada de substâncias químicas, incluindo álcool, cafeína e nicotina, também podem piorar a ansiedade.

Homem com Transtorno de Ansiedade Generalizada

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade. Na maioria das vezes os quadros começam na infância ou na adolescência, mas pode começar na idade adulta. É mais comum nas mulheres do que nos homens.

Como o transtorno de ansiedade generalizada é diagnosticado?

Se os sintomas deste transtorno estiverem presentes, o médico iniciará uma avaliação fazendo perguntas sobre seu histórico médico e psiquiátrico e realizará um exame clínico. Embora não haja testes de laboratório para diagnosticar especificamente distúrbios de ansiedade, o médico pode usar vários testes para procurar doenças físicas como a causa dos sintomas.

O médico baseia o seu diagnóstico de ansiedade generalizada em relatos da intensidade e duração dos sintomas – incluindo quaisquer problemas de funcionamento causados ​​pelos sintomas. O médico então determina se os sintomas e o grau de disfunção indicam um transtorno de ansiedade específico. TAG é diagnosticado se os sintomas estiverem presentes há mais dias do que não durante um período de pelo menos seis meses. Os sintomas também devem interferir com a vida diária, como fazer com que você perca o trabalho ou outros compromissos importantes.

Mulher com Ansiedade Generalizada

Transtorno de Ansiedade Generalizada, como é o tratamento?

Se nenhuma outra condição médica for encontrada, você pode ser encaminhado para um psiquiatra ou psicólogo, profissionais de saúde mental que são especialmente habilitados para diagnosticar e tratar doenças mentais como a ansiedade generalizada. O tratamento para TAG geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.

1. Medicamentos: as drogas estão disponíveis para tratar o TAG e podem ser especialmente úteis para pessoas cuja ansiedade interfira com o funcionamento diário. Os medicamentos mais usadas para tratar TAG no curto prazo (uma vez que podem gerar dependência, são sedantes e podem interferir na memória e na atenção) são de uma classe de drogas chamadas benzodiazepinas. Esses medicamentos às vezes são também referidos como sedativos-hipnóticos ou “tranquilizantes menores” porque podem remover sentimentos intensos de ansiedade aguda. Eles funcionam diminuindo os sintomas físicos da ansiedade, como tensão muscular e agitação. Os benzodiazepínicos comuns incluem Xanax, Librium, Valium e Ativan. Esses medicamentos podem exagerar os efeitos da sedação quando combinadas com outros medicamentos e também são perigosas se misturadas com álcool. Alguns antidepressivos, como Paxil, Effexor, Prozac, Lexapro, Zoloft e Cymbalta também são usados ​​para tratar o transtorno de ansiedade generalizada por longos períodos de tempo. Esses antidepressivos podem levar algumas semanas para começar a fazer efeito, mas são mais seguros e mais apropriados para o tratamento a longo prazo de Ansiedade Generalizada.
  2. Psicoterapia: é um dos processos extremamente recomendados para as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade. Durante a psicoterapia (atendimento) o indivíduo aprende a reconhecer e mudar os padrões de pensamento e comportamentos que levam a sentimentos ansiosos. A terapia ajuda a limitar o pensamento distorcido e analisar as preocupações de forma mais realista.

Transtorno de Ansiedade Generalizada Psicoterapia

Além disso, técnicas de relaxamento, respiração profunda, meditação e ioga, podem ajudar a controlar a tensão muscular que acompanha freqüentemente o TAG. A prática de exercícios físicos e técnicas de mindfulness (atenção plena) podem ser grandes aliados da Psicoterapia e da intervenção medicamentosa.

Se você reconheceu algum dos sinais ou sintomas descritos nesse artigo, procure um psicólogo ou um médico da sua confiança. Agende uma consulta e comece a cuidar da sua saúde emocional!

Tatiana Pimenta, CEO e Fundadora da Vittude, startup que conecta psicólogos e pacientes para atendimento presencial e online e marcou sua presença com esse post aqui no Blog Lysis Psicologia.

Links Úteis:

Sobre Mim

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

Orientação Psicológica Online

Você sabia que existe uma modalidade de atendimento online que pode ser exercida à distância por profissionais de psicologia certificados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Tem interesse em conhecer? Clique aqui e fique por dentro de Como Funciona a Psicoterapia Online. Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato, terei o maior prazer em esclarecê-las.

Orientação Psicológica Online

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

5 (100%) 164 votes

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência. CRP Ativo 06/120305

Veja também:  Não se abandone! Faça algo para você!

12 comentários em “Transtorno de Ansiedade Generalizada – Veja os sintomas, causas e formas de tratamento!

1. Olá tenho todos os sintomas de ansiedade um frio gostante na boca do estômago, sensação de desmaio falta de ar dor no pescoço coração batendo rápido fraqueza no braço e perna esquerda as vezes fico cm dor de cabeça e uma tremendeira a sensação que tenho é que vou morrer é horrível!!!

2. eu estou sem sono ate gora não consigo dormir isso varias noites ..eu antes tomava Olcadil 2mg mais ja esta com meses que parou de fabricar ai eu estou sem dormir ….não sei que fazer

3. Tenho um filho no qual deixou de beber e fazer uso de droga destoa 18anos ele agora está com41anos o estado dele e de inferioridade acha que todos os amigos são falso medo de que eles fala mal não confia em ninguém difícil de relacionamento acham que todos falam e tenham inveja dele e as fezes agrecivo com os mais próximo como eu e o pai dele acha que temos que acreditar nele ta muito difícil pra nós oque fazer com o Flávio????

1. Olá Amiga Li seu depoimento….Também sou mãe e creio que uma Religião ( busca por preencher a alma de todos). Seria um ponto positivo e acolhimento pela Fé. Qualquer SEGUIMENTO RELIGIOSO. mas um que oferecesse uma atenção Especial… Em razão de Eu seguir a Doutrina Espírita. Digo-te que seria um passo. Mas vai da simpatia que você tem.

queverdadelili@gmail.com Escreva-me talvez possa de indicar alguma casa religiosa se você quiser…Bjs

4. Olá, nunca tive problemas ( visivelmente) com ansiedade, apenas sentia e ainda sinto tonturas diariamente, tontura essa que interferia muito em minha vida a ponto de me deixar sem vontade para nada, não conseguia fazer esforços físicos nem qualquer atividade, pois além da tontura sentia falta de ar. A cerca de 5 meses atras, começou a piorar a tontura e a falta de ar e nesse mesmo momento iniciei um tratamento para largar o cigarro, pois tenho 38 e fumava a 25 anos, e ao largar o hábito do cigarro comecei a sentir falta de ar muito forte, além de ficar irritado facilmente e comer demais, e meu estomago parece estar empedrado e anda sempre desregulado, acabei descobrindo que pode ser ansiedade generalisada, mas nao entendo por que a medicina convencional ainda nao me direcionou á psicologia ainda.

1. Olá Eliane, obrigada por compartilhar suas impressões conosco. Talvez seja um bom momento para uma auto reflexão sobre sua vida, e se você se identificou com as características da TAG não tenha medo/vergonha de ir em busca de um acompanhamento psicológico. Se houver desejo de iniciar a psicoterapia estarei a disposição! Gratidão por estar aqui!