Psicologia · Saúde Mental

Sintomas de Transtorno Bipolar Explicados (Resumidamente)

Compreender os sintomas do transtorno bipolar nem sempre é fácil. Isso porque os sintomas psiquiátricos associados ao transtorno bipolar podem ser combinados com outras questões psiquiátricas, como ansiedade ou até mesmo esquizofrenia.

transtorno bipolar sintomas

Como tal, é difícil fazer um auto-diagnóstico da condição. Existem certos sintomas bipolares que seriam considerados indicações claras de que a condição pode estar presente. A seguir, uma breve visão geral deles.

Sintomas do Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma condição que envolve lidar com duas esferas completamente diferentes do transtorno de humor. A primeira é a fase “up” conhecida como mania e a outra esfera é a fase “down” conhecida como depressão.

Alguns têm uma compreensão extremamente imprecisa desses sintomas, pois assumem que a mania é um sintoma positivo que contrabalança os negativos da depressão. Este não é o caso, pois a mania pode revelar-se extremamente perigosa.

Veja também:  Até quando você vai deixar o medo te paralisar?

Mania Bipolar

A mania pode incluir sintomas como pensamentos acelerados, energia excessiva, irritabilidade, insônia, delírios e até alucinações. Estes são certamente sintomas prejudiciais, uma vez que podem prejudicar o julgamento e o pensamento cognitivo.

A mania também contribui para as questões de déficit de atenção, uma vez que a capacidade de concentração é obscurecida por um pensamento aparentemente irracional.

Depressão Bipolar

Os sintomas baseados na depressão do transtorno bipolar podem ser um pouco chocantes, uma vez que podem ter um impacto seriamente negativo no estado mental de uma pessoa.

depressao bipolar

Um sentimento severo de tristeza, desespero, ansiedade, desesperança e extrema perda de energia são formas comuns de sintomas depressivos. Na pior das hipóteses, esse estado de espírito pode levar a pensamentos de suicídio.

Transtorno Bipolar – Mais Sintomas

Sintomas do transtorno bipolar não aparecem de uma maneira 50-50. Em outras palavras, nem sempre há um equilíbrio entre mania e depressão.

Veja também:  Qual a importância do Amor Próprio?

As oscilações podem envolver a mania em 75% do tempo e 25% em depressão. Realmente, não há uma padronização em relação a como a condição se manifesta. Independentemente de como elas se apresentem, o fato é que elas definitivamente têm um impacto sério no estado mental do individuo.

A presença de sintomas bipolares deve levar alguém a buscar uma avaliação de um profissional de saúde mental qualificado. Geralmente, um psicólogo ou psiquiatra seriam os profissionais mais indicados para falar a respeito.

Com base em uma avaliação adequada, os passos para encontrar um método de tratamento adequado podem ser realizados. Com o tratamento adequado, o impacto dos sintomas bipolares podem ser reduzidos ao ponto de não afetarem a vida da pessoa de maneira muito severa.

Tratamentos para Transtorno Bipolar

Os tratamentos empregados para lidar com o transtorno bipolar podem variar. Muitas vezes, a medicação por prescrição é empregada para lidar com a condição.

Veja também:  O que é essa tal de Psicologia?

Aconselhamento e terapia também são empregados e podem levar a bons resultados. Terapia cognitiva comportamental também é usada e pode reverter vários problemas quando no início da condição.

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook… A Lysis Clínica de Psicologia agradece a sua visita!

Clinica de Psicologia Lapa SP

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Avalie esse post

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência. CRP Ativo 06/120305

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *