Psicologia

Qual o significado do seu silêncio?

Em meio ao caos de uma rotina maçante, o silêncio se torna ensurdecedor, mas mesmo assim não valorizamos o seu significado. Fugimos do silêncio da mente de forma tão inconsciente, que nem percebemos que as vezes o fone de ouvido colocado durante o trajeto de casa ao trabalho e do trabalho para casa é a válvula de escape, com o objeto exclusivo de não entrar em contato com o temido vazio que o silêncio produz.

significado do silencio

É preciso descansar a alma e o coração, e às vezes o silêncio tem essa nobre função. Se permitir sentir-se vazio em meio à multidão, não se torna tão assustador quando compreendemos que somente no vazio, há espaço de preenchimento do novo e do verdadeiro.

Qual o significado do seu silêncio?

Silêncios são conquistas individuais que precisam ser vivenciadas diariamente e estão intimamente ligadas com o amadurecimento emocional.

Talvez o medo de ser invadido por sentimentos sem nomes é o que promove o afastamento do que o silêncio quer nos mostrar. Porém é de grande sabedoria saber o momento certo de falar e de silenciar.

Não podemos querer entender o mundo apenas com o intelecto. Carl Jung

Silenciar a alma é dar férias ao intelecto consciente que promove inseguranças e questionamentos. Afinal, para ter saúde mental é preciso valorizar a necessidade de permitir descansar corpo, alma e coração, nem que seja por minutos diários de silêncios ininterruptos.

Respeite o seu Silêncio!

assinar-silencio-e-respeito-psicologia-Lysis

Existem horas que não precisamos olhar para as nossas angustias na tentativa de elimina-las imediatamente. Há dias que não precisamos gastar energia psíquica com o que não está ao alcance de ser resolvido.

Veja também:  27 de Agosto, Dia do Psicólogo!

Existem semanas que não precisamos demonstrar fortalecimento, só porque as pessoas ao redor não sabem lhe dar com as próprias fragilidades.

Há momentos na vida que silenciar é terapêutico! Respeite seu silêncio e se fortaleça com maior conhecimento sobre o que te faz ser quem é no aqui e no agora.

Viva o seu silêncio com respeito, mas não se cale diante do mundo!

Vídeo

 

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Siga

Psicóloga Aline Lisboa

Psicóloga Aline Lisboa em Lysis Psicologia
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, co-fundadora do projeto Cor&Ação, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)
Siga

4 comentários em “Qual o significado do seu silêncio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *