Reflexão do Dia

Reflexão do Dia

Aqui no blog Lysis Psicologia, costumo por meio da categoria reflexão do dia publicar uma série de imagens e mensagens reflexivas, mas afinal, você sabe a fundo o que é uma reflexão e por que eu criei as reflexões do dia?

Vamos começar conhecendo um pouco mais o que é “Reflexão”.

Reflexão, o que é?

Reflexão do Dia

O termo reflexão se refere a toda meditação sobre fatos, conceitos, circunstâncias, entre outras, que realiza um individuo voluntariamente a fim de tirar suas próprias conclusões. A reflexão é uma condição que aparece apenas nos seres humanos, de modo que se vincula com a capacidade de raciocinar e indagar cognitivamente o mundo exterior e o estado interno da mente e da sensibilidade.

No entanto, a reflexão apresenta vínculos com a capacidade de compreender o mundo exterior. Foi matéria de estudo pela epistemologia desde o inicio da tradição filosófica ocidental. Sem entrar em detalhes, pode-se destacar que um ato reflexivo tenta formar um mapa da realidade circundante, tentando compreender as relações entre os diversos fenômenos observáveis. É por isso que um ato reflexivo tenta formar conhecimento, ou seja, elaborar uma visão abrangente das circunstâncias perceptíveis, pretendendo encontrar alguns padrões que representam as regularidades.

A reflexão também foi objeto de estudo da psicologia, em particular, da chamada psicologia cognitiva, à medida que se interessa sobre como as pessoas captam a informações sensoriais e as processam, sintetizam, memorizam e, em seguida, fazem uso dela. Outras abordagens, tais como o chamado behaviorismo, prefere evitar perturbações nos processos internos da mente, na medida em que corresponde a uma área de difícil comprovação empírica. No entanto, atualmente segue sendo objeto de debate dos processos reflexivos do homem.

Como foi dito, a capacidade de refletir parece apenas estar presente no homem. Embora seja certo que os animais possuem algum nível de conhecimento sobre as circunstâncias, somente o homem possui este conhecimento e pode ser objeto de revisão, recomposição e reelaboração, dotado de possibilidades excepcionais. A reflexão é crítica quando são feitos novos mapas mentais e concepções do mundo. Também é importante destacar que a reflexão está estreitamente ligada à intenção de fazer uso de um novo conhecimento obtido; esta observação pode não ser evidente em primeira instância, mas se partirmos do pressuposto que toda atividade humana se baseia na obtenção de benefício próprio ou alheio, se torna mais evidente. É por isso que a atividade reflexiva tem indiretamente uma relação com a ação, na medida em que cria um plano de ação em função de uma interpretação tanto própria como do mundo.

(Fonte: Website Conceito.com)

Reflexão do dia: Significado

Com base na explicação acima, afinal o que reflete a definição de “Reflexão do Dia” publicada aqui no meu blog? A verdade é que eu busco por meio das reflexões do dia, embasadas em conceitos da psicologia trazer para o cotidiano de cada leitor um ponto de auto reflexão, seja uma reflexão do dia para aumentar sua autoestima, ampliar os seus pensamentos ou mesmo para que seu dia seja melhor.

Por meio da reflexão do dia, pelo menos por um momento podemos olhar para dentro de nós mesmos e avaliarmos de forma sincera se o que estamos fazendo ou deixando de fazer realmente vai nos levar a onde queremos chegar.

Para finalizar, deixo uma reflexão do dia publicada aqui no meu blog para contextualizar o que foi dito até aqui.

Reflexão do Dia: Para onde suas escolhas estão te levando?

Reflexão do Dia - Escolhas

Para onde as suas escolhas estão te levando?

Toda escolha resulta em consequências, sejam elas positivas ou não, porém não se deixe paralisar pelo medo de ter, ou não, feito a melhor decisão!

Você é o único (a) responsável por sua felicidade! Não terceirize essa função! O que você faz no aqui agora é o que vai te dar estrutura para conquistar seus objetivos!

Até mesmo as escolhas “ruins” são essências para um aprendizado! Então se afaste do medo e seja responsável por suas decisões!

A psicoterapia pode te auxiliar a compreender melhor como conviver com o resultado de suas decisões !

Gostaria de poder ler novas Reflexões do Dia durante o seu dia? Aqui no blog Lysis Psicologia as Reflexões do Dia são feitas com base nas premissas da psicologia. Além disso o Blog Lysis Psicologia foi criado com o objetivo de aproximar os benefícios que a Psicologia tem a oferecer no cotidiano de cada leitor, desmistificando a ideia de que a Psicologia só é funcional e exclusiva para aqueles que já sofrem com alguma patologia psíquica.

Conheça nossa categoria de posts de Reflexão do Dia!

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

Orientação Psicológica Online

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

O Lysis Consultório de Psicologia agradece a sua visita!

Reflexão do Dia
5 (100%) 260 votes

2 comentários em “Reflexão do Dia

  1. Gostei muito da explanação sobre reflexão do dia. Esclarece muito bem como tomar uma decisão, mesmo não sendo a mais correta. Foi muito bom para mim. Obrigado Dra Aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *