Psicologia

Como assim já é Natal?

Como assim já é natal? 😱🎄🎅

natal-presente-resignificar-psicologia-lysis

E quando nos deparamos com a cidade mais colorida e encontramos panetone nas prateleiras dos supermercados, nos assustamos pela conscientização de que mais um ano está chegando ao fim,  e em uma velocidade cada vez mais desproporcional com a necessidade que temos de realizarmos os nossos objetivos. E então, compreendemos que um novo ciclo está preces a se iniciar e com ele dar adeus ao ano velho! 

É “engraçado” como o natal é observado por dimensões diferentes em cada fase de nossas vidas. Quando crianças, esperamos ansiosamente para recebermos o presente tão sonhado entregue pelo bom velhinho,mesmo não entendendo muito bem a estratégia que ele utiliza para dar tempo de entregar presente para todas as crianças do mundo todo, em uma única noite rs.

Natal

Depois de alguns anos essa mesma criança permanece mais confusa ao perceber que o Papai Noel que chega a sua casa durante o natal é muito parecido com um tio, um primo ou até mesmo com o próprio pai, maaas … se o presente entregue for o mesmo solicitado na cartinha, não terá problema nenhum rs.

Já na adolescência você prefere a sua parte em dinheiro, afinal não é todo mundo que compreende seus gostos musicais ou o seu novo estilo de ser. Ah!! Sem falar que nessa fase é preciso estar prontos para responder perguntas como: “Você passou de ano, não é mesmo mocinha (o)?”, “E o vestibular?”,“E os namoradinhos(a)?”. E a mais conhecida entre todas as famílias adoradoras de sobremesas tradicionais “Esse pavê, é pra ver ou pra comer?”.

Veja também:  Será que o tempo pode causar mudança no relacionamento?

Natal

E depois de mais alguns anos, você já se encontra no inicio da vida adulta, mas mesmo assim tem suas bochechas apertadas pela tia(o)  que você só encontra no natal rs que diz: “Nossa como você está bonita(o), eu lembro de você pequenininha (o)”,“Você já está trabalhando na área em que se formou?”,“Vocês já estão namorando a um tempo, será que no  próximo ano vamos ter casamento na família?. Nessa mesma época você sente falta do Papai Noel, afinal ele era o responsável por presentear a todos, e nessa mesma época quando criança, você não se preocupava em gastar seu dinheiro que estava no cofrinho com presentes para a família, afinal você era o presente de todos rs. Nesse momento pensamos #PapaiNoelSaudadesVolta

Após mais alguns anos você está casada (o) e as perguntas continuam “Será que no ano que vem vamos ter bebezinhos na família?”.E após mais uns anos você se pega fazendo as mesmas perguntas (inclusive sobre o Pavê) rs e você até pode ser escolhido para ser o Papai Noel da vez.

papai-noel-psicologia-lysis

E então, você percebe que o maior presente é a reciprocidade de um abraço afetuoso de pessoas que dão sentido a sua vida e que não há presente no mundo que te proporcionaria essa completude.

Veja também:  O pior erro gramatical que existe

Diante de uma vida inteira passamos por diversas comemorações festivas de Natal, nem todo mundo tem a sorte de vivenciar essas possibilidades supracitadas, afinal muitas crianças perderam a esperança de esperar o Papai Noel,ou a vida fez com que deixasse a fantasia de lado para assumir responsabilidades de uma vida adulta antes do tempo. Outras pessoas são invadidas por sentimentos de solidão e tristeza,por não ter mais a presença de pessoas que davam sentido a comemorações de datas como essa.

Sendo assim, que o clima natalino possa ser comemorado a cada amanhecer. Que possamos refletir que não precisamos esperar a chegada do mês de Dezembro para valorizarmos a importância de estar-com, desfrutando das simplicidades que a vida tem a oferecer. Que não precisamos  esperar essa data para nos comover com a fragilidade de pessoas que necessitam de acolhimento físico e emocional.

Natal

Que a solidariedade,o respeito,o amor e a paz que tanto expressamos nessa época possam ser colocados em prática a cada dia que nos depararmos com alguém em sofrimento. Que possamos ser invadidos pela luminosidade das luzes de natal em nossa vida psíquica,melhorando,reconhecendo e re-significando cada vivencia da nossa história de vida.

Quando iniciamos o processo de psicoterapia exercitamos com mais frequência o reencontro com a nossa luz interior,  despertamos com mais facilidade a reciprocidade e a empatia com o próximo. Ainda está em tempo de tornar continuo em sua vida essa leveza despertada no natal, a Psicoterapia pode te auxiliar!

Veja também:  Tudo que você precisa

Feliz natal a todos e obrigada por estarem aqui!!

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo

Clinica de Psicologia Lapa SP

Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Siga

Psicóloga Aline Lisboa

Psicóloga Aline Lisboa em Lysis Psicologia
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, co-fundadora do projeto Cor&Ação, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)
Siga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *