Psicologia · Saúde Mental · Transtornos

Transtornos de Aprendizagem? Conheça os principais!

Transtornos de Aprendizagem o que são?

O Código de Doenças Internacionais (CID10) define os Transtornos de Aprendizagem como sendo transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento.

Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica.

Os problemas de processamento tem base neurológica e podem interferir na aprendizagem de habilidades básicas, como leitura, escrita e/ou matemática.

Eles também podem interferir com habilidades de nível superior, como organização, planejamento do tempo, raciocínio abstrato, memória e atenção a longo ou curto prazo. É importante perceber que as dificuldades de aprendizagem podem afetar a vida de um indivíduo além da escola e também as relações com familiares, amigos e no local de trabalho.

Transtorno de Aprendizagem

Importância da Avaliação

Uma vez que as dificuldades com a leitura, a escrita e a matemática são problemas reconhecíveis durante os anos escolares, os sinais e sintomas dos transtornos de aprendizagem são mais frequentemente diagnosticados durante esse período. No entanto, alguns indivíduos não recebem uma avaliação correta até que estejam no ensino médio ou superior, ou até mesmo adultos já no mercado de trabalho.

Algumas pessoas podem nunca receber uma avaliação e passar pela vida, sem saber por que eles têm dificuldades na escola ou universidade e por que eles enfrentam problemas em seus empregos ou em relacionamentos com familiares e amigos.

Veja também:  Suicídio na adolescência: tristeza e solidão não tem idade!

Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem que são principalmente o resultado de deficiências visuais, auditivas ou motoras, de atraso mental, de perturbação emocional ou de desvantagens ambientais, culturais ou econômicas.

Transtornos de Aprendizagem

De um modo geral, as pessoas diagnosticadas com transtornos de aprendizagem são de inteligência média ou acima da média. Muitas vezes, parece haver uma lacuna entre o potencial do indivíduo e a realização real.

É por isso que os transtornos de aprendizagem são referidos, em alguns casos, como “deficiências ocultas”: a pessoa parece perfeitamente “normal” e parece ser uma pessoa muito brilhante e inteligente, mas pode ser incapaz de demonstrar o nível de habilidade esperado de alguém da mesma idade.

Um transtorno de aprendizagem não pode ser curado ou corrigido. É um desafio ao longo da vida. No entanto, com apoio e intervenção adequados, as pessoas com algum quadro relacionado a transtorno de aprendizagem podem alcançar o sucesso na escola, no trabalho, nos relacionamentos e na comunidade.

O processo de psicoterapia infantil também é compreendida como um suporte de re-significação diante das dificuldades que a criança enfrenta devido ao ser diagnosticada.

Preparamos abaixo uma lista dos principais transtornos de aprendizagem:

Transtorno de processamento auditivo

Também conhecido como Transtorno de processamento auditivo central. É uma condição que afeta negativamente como o som que viaja sem impedimento através da orelha é processado ou interpretado pelo cérebro.

Indivíduos com este transtorno não reconhecem diferenças sutis entre sons em palavras, mesmo quando os sons são altos e claros o suficiente para serem ouvidos. Eles também podem achar difícil dizer de onde são os sons, dar sentido à ordem dos sons ou bloquear os ruídos de fundo concorrentes.

Veja também:  Complete-se de amor próprio!

Discalculia

Trata-se de uma deficiência de aprendizagem específica em matemática. Afeta a capacidade de uma pessoa entender números e aprender fatos de matemática. Indivíduos com discalculia também podem ter uma má compreensão de símbolos de matemática, podem lutar com memorizar e organizar números, ter dificuldade em dizer tempo ou ter problemas com a contagem.

Transtornos de Aprendizagem

Disgrafia

Uma deficiência de aprendizagem específica que afeta a capacidade de escrita da pessoa e as habilidades motoras finas. Os problemas podem incluir escrita a mão ilegível, espaçamento incompatível, mal planejamento espacial no papel, má ortografia e dificuldade em compor escrita, bem como pensar e escrever ao mesmo tempo.

Transtorno de Aprendizagem

Dislexia

Uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. A gravidade pode diferir em cada indivíduo, mas pode afetar a fluidez da leitura, a decodificação, a compreensão de leitura,a soletração, a escrita, a ortografia e, às vezes, a fala e pode existir junto com outros distúrbios relacionados. A dislexia às vezes é referida como uma incapacidade de aprendizagem baseada na linguagem.

Transtorno de Aprendizagem

Transtorno Correlato

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) [veja mais aqui] é uma síndrome de base genética bastante relevante. Trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento. Está relacionada com a regulação de um determinado conjunto de funções cerebrais e comportamentos relacionados.

É um distúrbio que inclui dificuldade em manter o foco e prestar atenção, dificuldade em controlar o comportamento e hiperatividade.

Embora o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não seja considerado uma deficiência de aprendizagem, pesquisas indicam que de 30 a 50 por cento das crianças com TDAH também têm uma deficiência de aprendizagem específica e que as duas condições podem interagir para tornar o aprendizado extremamente desafiador.

Veja também:  Insônia: Psicoterapia e o Cuidado com o Sono!

Orientações aos pais

Se você desconfia que seu filho esteja enfrentando algum tipo de dificuldade no ambiente escolar, procure ajuda de um profissional especializado.

Quanto mais cedo se fizer um diagnóstico, mais rápido a criança poderá contar com ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. Assim, muito provavelmente também se conseguirá evitar problemas decorrentes que atingem  a autoestima.

É fundamental que os pais, professores e principalmente a criança entendam a natureza do problema, para que ela desenvolva uma opinião positiva sobre si mesma.

Tatiana Pimenta, CEO e Fundadora da Vittude, startup que conecta psicólogos e pacientes para atendimento presencial e online.

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

  [optin-cat id=267]

Psicóloga Aline Lisboa
Siga

26 comentários em “Transtornos de Aprendizagem? Conheça os principais!

  1. Convivo com a somatória desses problemas todos, até hoje, e só com o tempo, fui me informar e compreender uma parte dos meus problemas. Serviu isso, não para acabar com os problemas, mas pelo menos para amenizá-los por minha própria conta. Nunca pude contar com meus próprios pais para isso, e muito menos, com as professoras estúpidas e ignorantes da minha época. Tenho hoje, 63 anos, e sou um mero jogador tentando marcar pelo menos um gol, a cada dia. Boa noite.

  2. Boa noite Aline Lisboa,
    Com atenção li o seu artigo acima e estou a tomar a liberdade para lhe indicar a leitura de minha tese de doutorado (www.verapessoa.com.br).Ela foi defendida em 1995 pelo Instituto de Psicologia da USP/Departamento de Psicologia Experimental/São Paulo.
    Parabéns por este seu espaço e pelo gostar de sua profissão!
    Abraço afectivo.

  3. Boa noite doutora sou a Rosangela tenho meu filho bruno de 6 anos ele é uma criança muito agitado e chorando com facilidade tem grande desconcentração na sala de aula devido que ele conversa muito a professora me disse que ele é muito inteligente em casa nas lições faz td certo mais sempre eu ajudando ele é também ele faz acompanhamento no caps infantil estava com a piscícologa agora está com a terapeuta ocupacional e toma medicação rispiridona gotas eu como mãe li os riscos desse medicamento p criança e também eu vejo que o comportamento dele em agredir os outros continua já faz 9 messes que ele faz o tratamento e não vi melhora e nem tive um laudo nem médico e nem psicológico gostaria muito de saber se ele tem td p ser um déficit. ..Obrigado ameiii seu posts!

  4. Boa tarde, gostei muito do tema sobre o transtorno de aprendizagem.
    Meu filho está na adolescência e durante 1 ano ficou fazendo terapia . Ele apresenta desde 4 ou 5 anos, dificuldades de aprendizagem. A psicóloga o diagnosticou com deficit de atenção com distração.
    Só que moro no interior e fica difícil procurar ajuda. Devo procurar um neurologista ou continuo com terapia.?
    Ele já deixou a terapia faz 1 ano. Mas as dificuldades na escola, são enormes.
    Desde já agradeço sua atenção

    1. Olá Silene! Obrigada por acompanhar o blog! Entendo que voltar para a psicoterapia é de grande importância, assim como, iniciar um acompanhamento com à Psicopedagoga e com o neurologista também são essenciais para o acompanhamento deste déficit! Gratidão por estar aqui!

  5. Eu tenho um neto , que tem dificuldade de concentração, tudo tira a atenção dele, tem dificuldade de conhecer as letras do alfabeto, ele tem 5 aninho , qual o procedimento que eu devo seguir ?

    1. Olá Raimunda, obrigada por acompanhar o blog! Seria importante conversar com os professores do seu neto,para saber se desde o início ele apresenta esses comportamentos ou se foi a partir de um determinado momento! Outra possibilidade é iniciar um acompanhamento psicológico/ Psicopedagoga a fim de investigar sobre essa distração, mas vale ressaltar que, pela idade dele, ele está no início do período de alfabetização, e que essa investigação será essencial para a vida escolar como um todo! Espero ter auxiliado! Se cuida

  6. Olá, meu filho tem 9 anos, todos professorestão sempre elogiam ele que é bastante inteligente e comunicative, mas se distraia rápido na hora da explicação e copiar.

    1. Olá Regina. Obrigada por acompanhar o blog!Compreendo que é bem comum que isso aconteça com as crianças, mas é preciso uma melhor investigação para saber o que está causando essa desatenção. Me coloco a disposição para informações sobre o Processo de Psicoterapia Infantil. Juntas em um processo de psicoterapia, podemos ter melhor compreensão sobre a situação que você descreveu! Se cuida =)

  7. Olá meu nome é Elaine tenho filhos gêmeos estão com 10 anos eles tem muita dificuldade na escola em tds as matérias a pediatra me indicou levar em um psicólogo o q eu faço é necessário

    1. Olá Geralda! Obrigada por estar aqui, você sempre será bem vinda ?.
      É comum que crianças com diagnóstico de Autismo apresente algumas dificuldades como as que foram supracitadas no texto! Mas não podemos associar diretamente a ideia de quem apresenta essas dificuldades necessáriamente está suscetível a um diagnóstico de Autismo! Compreende? Obrigada por compartilhar sua vivência conosco! Se cuida ?

  8. Olá meu nome é Elza eu tenho filhas Gêmeas estão com 7anos e meio eu tô preocupada com uma delas tem muita dificuldade em aprendizagem não sabe ler ainda fala errado as palavras já conversei com os professores eles falaram que coisa da minha cabeça mais eu sou mãe e percebo que ela tem sim dificuldade preciso de ajuda.desde a agradeço

    1. Olá Elza! Obrigada por compartilhar aqui a sua vivência! Seria importante uma investigação melhor sobre essas dificuldades que você está percebendo. Iniciar um acompanhamento psicológico seria importante para avaliar se essas dificuldades possuem fundo emocional. Percebo também que talvez seja importante uma avaliação com a fonoaudióloga! É assim você conseguiria entender um pouquinho mais sobre a dinâmica atual da sua pequena! Se cuida e obrigada por acompanhar os posts! Desejando iniciar um acompanhamento psicológico infantil estarei a disposição, fique a vontade para me contactar! Se cuida seja sempre bem vinda aqui!

  9. Adorei conhecer esses tipos de transtornos, tenho uma filha que per cebo que ela tem muita dificuldades com os números,ou seja entender multiplicação.

    1. Olá Maria de Lourdes. Obrigada por acompanhar o blog! Fico feliz em saber que os textos estão sendo produtivos principalmente ao identificar que sua neta apresenta algumas dessas dificuldades. Se essas dificuldades estão apresentando prejuízos escolares, sugiro um acompanhamento psicopedagógico. Se cuida e obrigada por estar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *