Fobias · Psicologia

Amaxofobia: o medo de dirigir!

Amaxofobia
Você sofre com isso?

O que é Amaxofobia?

Amaxofobia é um medo de dirigir um veículo ou mesmo estar dentro dele. Este medo é sempre um medo anormal e persistente. A origem da palavra amaxo vem do grego (significa veículo) e fobia (medo). Indivíduos amaxofóbicos que andam em um veículo normalmente experimentam estados de ansiedade diante de situações geradas pelo tráfego, temem a ocorrência de acidentes e suas conseqüências, especialmente lesões ou a morte.

Quem possui Amaxofobia pode ter a tendência de “tentar dirigir” estando no banco traseiro. Imagine a seguinte cena: o condutor do veículo dirigindo e uma pessoa ao lado, ou no banco traseiro, falando: cuidado, vai devagar, olha a moto, olha o sinal, vai fechar, presta atenção…Alguns podem simular ações como se estivessem no comando, como forçar o pé o direito contra o chão, como se pudessem frear o carro dessa forma. Então, conseguiu imaginar? Essa pessoa provavelmente pode ser Amaxofóbico. É preciso cuidado, pois o sujeito pode ser capaz de tirar a atenção do motorista e até mesmo aumentar as chances de acidente de carro.

Veja também:  Orientação Psicológica Online Funciona? Mitos e verdades. Descubra!

Além disso, os indivíduos que apresentam essa fobia podem ter medo de espaços fechados ou de ficarem presos dentro do veículo. Algumas pessoas com Amaxofobia inclusive têm receio de colocar o cinto de segurança por receio de não conseguiram se soltar em casos de acidentes. As pessoas com medo de dirigir, ou seja, amaxofóbicos podem tentar procurar empregos ou carreira que não exijam deslocamentos de carro, o que pode limitar as realizações potenciais da vida.

Amaxofobia?
Sintomas da Amaxofobia?

Quais são as causas da Amaxofobia?

É geralmente aceito que as fobias resultam de uma combinação de eventos externos (isto é, eventos traumáticos) e predisposições internas (hereditariedade ou genética). Muitas fobias específicas podem ser rastreadas até um evento desencadeante específico, geralmente uma experiência traumática em uma idade precoce. Fobias sociais e agorafobia têm causas mais complexas que não são inteiramente conhecidas neste momento. Acredita-se que a hereditariedade, a genética e a química do cérebro possam estar combinadas com experiências de vida para desempenhar um papel importante no desenvolvimento de fobias.

O medo de dirigir pode atingir indivíduos de todas as idades e sexos. No entanto, as mulheres aparentemente sofrem mais. Fobia é uma reação de medo excessiva e irracional. Sensações profundas de pavor e pânico surgem quando o sujeito está diante da fonte do medo.

Como com qualquer fobia, os sintomas variam de acordo com a pessoa, dependendo do seu nível de medo. Os sintomas de quem possuem Amaxofobia geralmente incluem ansiedade extrema, medo e qualquer coisa associada ao pânico, como falta de ar, respiração ofegante, batimentos cardíacos irregulares ou acelerados, sudorese excessiva, náuseas, boca seca, enjoos, incapacidade de articular palavras ou frases e inquietação.

Muitas vezes, uma pessoa fóbica percebe que seu medo é irracional, mas ela não consegue fazer nada sobre isso. Tais medos podem interferir com o trabalho, a escola e os relacionamentos pessoais.

Amaxofobia
Cuide deste medo!

Como é realizado o tratamento para quem tem Amaxofobia (medo de dirigir)?

O tratamento para o medo de dirigir pode envolver psicoterapia (atendimento), medicamentos ou uma combinação de ambos. É muito importante observar que a administração de qualquer remédio pode ter efeitos colaterais. Sistemas de retirada ou “desmame” podem ser graves.

Veja também:  Técnicas de Relaxamento Através da Respiração [Listei 5 para Ajudar no Controle da Ansiedade]

Outro ponto a ser observado é que os medicamentos não curam fobias, na melhor das hipóteses, apenas controlam ou reduzem temporariamente os sintomas. Com o tratamento psicoterapêutico correto é possível controlar os medos e levar uma vida mais equilibrada.

Se você sente medo de dirigir, ou qualquer outra fobia, procure um psicólogo(a). Este é o profissional habilitado para ajudá-lo a compreender os gatilhos do medo e desenvolver habilidades para superá-lo.

Amaxofobia

Enfrente seus medos e desfrute da liberdade que essa mudança de comportamento provocará. O primeiro passo só depende de você!

Tatiana Pimenta, CEO e Fundadora da Vittude, startup que conecta psicólogos e pacientes para atendimento presencial e online.

Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…

 
Quer receber mais posts como esse? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do Blog!
Vou lhe comunicar por e-mail sempre que houver algo novo!
Politica de segurança de e-mail, 100% protegido contra SPAM

Aline Lisboa Farias, sou psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e proprietária do Lysis Consultório de Psicologia. Atuo realizando atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos. CRP Ativo 06/120305 (Clique aqui e consulte)

9 comentários em “Amaxofobia: o medo de dirigir!

  1. Sei que o que vou dizer não tem nada haver com seu post, mas pior coisa que existe hoje em dia é o preconceito contra o idoso. Cansei de ouvir: “Não liga não! Ele está velho!”. Rídiculo.

  2. Eu gostei muito da matéria, amo automóvel, o ano de 2017 comprei um automóvel para eu conduzir, porém, eu nem cheguei a tirar à habilitação, também não deixo meu marido conduzir.Quem conduz é o meu vizinho que é um profissional de estrada.Sonho com esta habilidade, mas o meu medo é maior que o meu desejo.

    1. Olá Maria! Obrigada por estar aqui e compartilhar sua vivência conosco! Entendo o quanto o medo te paralisa diante dessas situações. No processo de psicoterapia conseguimos aos poucos ter maior compreensão sobre esses medos e podemos fortalecer para o enfrentamento do mesmo! Pense nessa possibilidade! Gratidão e se cuida 😉

  3. Gostei da materia dada eu sou estudante de psicologia clinica e assistencia social da universidade catolica de chimoio e este curso e muitoninteresante nao so pra quem qur trabalhar mais pra ter um colhecimento basico do nosso cotidiano,sao coisas simples que a pessoas nao levam em consideracao que pode estragar a vida de um ser humano.
    Por exemplo amaxofobia, pra quem nao tem nocao de que destuirbio e esse vai rir na cara da pessoa que esta a passar por isso

  4. Eu sou assim sinto quase todos estes sintomas descritos. Tirei minha habilitacao há muitos anos e não consigo dirigir sozinha. Temo até por uma mosca se passar na frente do carro Boa tarde querida amo Psicólogia admiro muito vc..

    1. Olá Gilcélia! Muito obrigada por todo carinho e respeito com o meu trabalho, você sempre será bem vinda aqui! Entendo o quanto se sente frustrado por não conseguir se sentir segura na direção, mas o processo de psicoterapia pode te auxiliar a entender essa insegurança e auxiliar a encontrar estratégias de enfrentamento desta situação, com o objetivo de ter sucesso no ato da direção! Mas não desista, você consegue! Se cuida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *